//Outubro Rosa

Outubro Rosa

Tudo começou como uma simples corrida de rua que promovia a prevenção do câncer de mama, no ano de 1997 nos Estados Unidos. Em decorrência da popularidade e do aumento de eventos com o mesmo tema,  este movimento de conscientização foi se alastrando até o congresso, que  promove o mês de outubro como o mês  nacional de conscientização e prevenção do câncer de mama, mais conhecido como o outubro rosa.

No Brasil, embora já fossem conhecidas campanhas com apelo similar, como ‘o câncer de mama no alvo da moda’, foi quando neste mês em 2002 , o Obelisco do Parque Ibirapuera em São Paulo foi iluminado com a cor rosa, o movimento começou se popularizar por aqui.

Entende-se que se trata de uma causa que merece toda a atenção. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Só em 2016, o INCA ( Instituto Nacional de Cancer) estimava quase 60.000 novos casos. Em 2013, a doença matou 14 mil mulheres.

Os dados são preocupantes, porém só demonstram a importância da conscientização que o mês traz. Um diagnóstico precoce dá a quase 90% dos pacientes uma sobrevida de 5 anos, em casos mais severos, embora a medicina esteja avançando e garantindo uma qualidade de vida cada vez melhor para as pacientes.

Conscientize-se e espalhe a palavra neste mês, vamos combater o câncer de mama!

2017-10-03T09:03:42+00:00 Novidades|